2ª Queima do Alho em Prol do Hospital Hélio Angotti

O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e é uma das principais atrações em festas agropecuária, encontros de comitivas, cavalgadas e etc.


Em geral o cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão de lenha improvisado. Os concursos culinários de queimas de alho possuem regras que em sua maioria o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.


A comida tropeiro era por si só simples prática e de muita "sustança", como os próprios tropeiros a definiam. O básico que o tropeiro levava para comer no caminho era o feijão, o arroz, a carne-seca e o toucinho. Depois vinham os acompanhamentos, como as farinhas de milho e de mandioca, o sal, o alho, a rapadura ou açúcar e o pó de café. Tudo transportado em "bruacas de carga"


Esse era o almoço e o jantar do tropeiro. Um outro fato curioso era o preparo do café, que era bebido logo após as refeições.

O tropeiro colocava o pó de café e a rapadura ou açúcar numa água já quente. Quando essa mistura fervia, para decantar o pó, o tropeiro colocava três carvões dentro da água, ou então uma pedra, que era esquentados no próprio fogo. Após esse procedimento, virava o café noutra vasilha e distribuíam para os membros da tropa.


Muitas músicas sertanejas de raiz falam em suas letras sobre almoços caipiras e queimas de alho.


2ª Queima do Alho em Prol do Hospital Hélio Angotti

09/11/2019 - 11h00 às 18h00

Local: ABCZ - Parque Fernando Costa Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - São Benedito, MG, 38022-330

Vendas de Convites: https://www.quero2ingressos.com.br/Home/WebsiteTickets?eventId=5438

Realização: Juninho de Pratinha

Contato: Ester (34) 99650-0661 / Aline (34) 99888-1930 / Juninho (34) 98843-0507



Voltar